efeito caindo

sábado, 24 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA...


A IMPORTÂNÇIA DA BRINCADEIRA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.
Algumas atividades lúdicas que possam contribuir de modo significativo do processo de aprendizagem e educativo nas crianças são: os jogos, pois representa uma ferramenta para que a criança, através da fantasia faça leituras não convencionais do mundo, abrindo um caminho para a construção da autonomia, da criatividade e para as aprendizagens de regras sociais; o faz-de-conta, onde as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem etc, nela as crianças buscam representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser outra; as cantigas de rodas que apesar de estarem esquecidas por alguns, interfere e muito no desenvolvimento das crianças. É uma atividade que propicia a aproximação entre os alunos, a expansão da criatividade, o despertar da atenção e, especialmente, o conhecimento e a valorização da própria cultura.
Enfim, existem diversas atividades lúdicas que o professor pode fazer uso na Educação Infantil, para estimular a formação pessoal e social da criança em seu no processo educativo, cabendo ao educador propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na Educação Infantil excelente instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Volume II Formação Pessoal e Social . Brasília: MEC/ SEF, 1998.












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