A IMPORTÂNÇIA DA BRINCADEIRA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincar é uma das
atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O
fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos,
sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela
desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver
algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a
imaginação.
Algumas atividades
lúdicas que possam contribuir de modo significativo do processo de aprendizagem
e educativo nas crianças são: os jogos, pois
representa uma ferramenta para que a
criança, através da fantasia faça leituras não convencionais do mundo, abrindo
um caminho para a construção da autonomia, da criatividade e para as
aprendizagens de regras sociais; o faz-de-conta, onde as crianças aprendem a
agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem etc, nela as crianças
buscam representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser
outra, que uma pessoa pode ser outra; as cantigas de rodas que apesar de
estarem esquecidas por alguns, interfere e muito no desenvolvimento das crianças. É uma atividade
que propicia a aproximação entre os alunos, a expansão da criatividade, o
despertar da atenção e, especialmente, o conhecimento e a valorização da
própria cultura.
Enfim, existem
diversas atividades lúdicas que o professor pode fazer uso na Educação Infantil,
para estimular a formação pessoal e social da criança em seu no processo
educativo, cabendo ao educador propiciar a exploração da curiosidade infantil,
incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de
linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo
quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem
felizes, fazendo das atividades lúdicas na Educação Infantil excelente
instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Ministério
da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil: Volume II Formação Pessoal e Social . Brasília: MEC/
SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem seus comentários!