efeito caindo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ORALIDADE E LEITURA

  • Como desenvolver uma aula através da transposição didática, priorizando o desenvolvimento dos seguintes aspectos da linguagem: ORALIDADE E LEITURA?
     Proporcionando situações que desafiem as crianças a participarem de aulas de leitura através do levantamento de conhecimentos prévios, a cerca da tematização do texto trabalhado, apresentando proposta de discussão sobre o tema, desenvolvendo ação de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões e respeitando os diferentes modos de falar.
     Como segundo Magda Soares afirma " letramento não é alfabetização: esta é que é um processo de 'pendurar' sons em letras ( ganchos); costuma ser um processo de treino, para que se estabeleçam as relações entre fonemas e grafemas, um processo de desmonte da estrutura linguística ( um martelo quebrando blocos de gramática)".
    Sendo assim, letramento é oferecer diversas condições didáticas em que possibilite levar o educando, através do prazer e lazer, ler em diferentes lugares e sob diferentes condições de ensino/aprendizagem, não só na escola. E descobrir a si mesmo pela leitura oral e /ou escrita, as diversas alternativas e possibilidade de descobrir o que você pode ser.


  • Quais os principais motivos que evidenciam a importância da contação de histórias na sala de aula da Educação Infantil?
    A contação de história, nas salas de aula de Educação Infantil, tem como objetivo desenvolver o imaginário da criança, o prazer em ouvir e contar histórias, além de despertar para a oralidade, ajuda também na aquisição da fala e é uma maneira de aprender com as crianças, enquanto elas tentam aprender com você, resgatando a cultura de seus antepassados, vivendo e vivenciando na sociedade ( mundo) atual.
    Essa contação não se dá de modo aleatório, acontece de um contexto, levando à criança o contato desde a apresentação do título, construção de seus personagens até o ato de dramatizá-lo.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 Soares, Magda. In: São Paulo: Contexto. Alfabetização e letramento. [S.l.: s.n.], 2003


ORGANIZADO POR:ACADÊMICOS: EDRIANA ARAGÃO, ELIANA ARAGÃO, IVNA GOMES, JOSEANE BRANDÃO, JOÃO MARTINS, LUCIENE DE OLIVEIRA, MARIA TELES DE SOUZA ARAÚJO

Um comentário:

  1. esses ursinhos caindo pela tela não ficou bom tira atenção da leitura você colou assuntos muito bom no entanto tira a atençao do leitor esses ursinho fica a dica!!!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários!