PROJETO CANTIGAS DE RODA
PÚBLICO ALVO- EDUCAÇÃO INFANTIL( 3 a 6 anos)
ÁREA- LINGUA PORTUGUESA, NATUREZA E SOCIEDADE, ARTES
TEMPO PREVISTO- 02 meses
APRESENTAÇÃO
Este projeto visa possibilitar
o contato das crianças com as
mais variadas situações comunicativas para que assim comecem a perceber a função social da
oralidade, através das cantigas
de roda, percebendo esta forma de linguagem como veículo de comunicação e ideias.
No seu decorrer as
crianças terão a oportunidade de participar
de situações de pesquisas das cantigas a serem trabalhadas, ouvir e discriminar eventos
sonoros presentes no desenvolvimento
das mesmas e compartilhar o material produzido com colegas e familiares.
JUSTIFICATIVA
Quem em toda sua vida nunca ouviu dizer que quem canta seus
males espantam? Quem nunca pulou, dançou, riu ou chorou ouvindo uma bela
música? “Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...” Quem não se lembra dessa
música? Afinal, ela fez parte de nossa infância e nos traz ótimas recordações.
Considerando isso, como também o fato da música ser a arte de combinar sons de modo agradável ao
ouvido e que encanta as pessoas desde a infância, e que as cantigas de roda
possuem característica fantástica por ser poesia cantada de estrofes
simétricas, também chamadas de quadrinha, canção; é que acreditamos que este
trabalho será de grande interesse para as crianças, visto que se canta
brincando.
Nestes momentos de
brincadeira, além da satisfação vivenciada pelos participantes e a liberação de
energia, podemos perceber e trabalhar com diversos elementos musicais, como a
canção, o ritmo, os diversos andamentos e intensidades, diferentes pulsações,
etc. É uma atividade que propicia a aproximação entre os alunos, a expansão da
criatividade, o despertar da atenção e, especialmente, o conhecimento e a
valorização da própria cultura.
Mas, nem sempre as
crianças conhecem as cantigas de roda, principalmente as que têm muito contato
com tecnologias que não privilegiam a cultura popular. Nesses casos, elas têm
um acesso mais restrito às cantigas e brincadeiras como às de roda. São essas
as circunstâncias que tornam importante o trabalho a ser realizado por nós
educadores e crianças.
Desta forma as cantigas de roda privilegiarão também a
prática de leitura, para aprender, para descobrir, comparar semelhanças e
diferenças, questionar, ampliando o conhecimento das crianças através da
ciranda; como também a prática da escrita, onde as crianças farão uso das
estratégias de leitura para adquirir habilidades de leitores e escritores
competentes. Assim estaremos rememorando as cantigas de roda, expressão da
cultura espontânea que deve estar presente na experiência de vida de qualquer criança.
Afinal, essa é mais uma forma de manter viva a cultura de nosso povo e
aproximar a aprendizagem realizada na escola do contexto cultural brasileiro.
Sendo assim, outros fatores serão levados em consideração ao longo do projeto,
como o respeito à cidadania, proteção e cuidado com o outro, levando-os a uma
atitude afetiva e sensível.
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar
ao educando o acesso à cultura oral, ressaltando seu valor na educação
infantil, pois é na infância que se aprende a valorizar a riqueza de nossas
tradições culturais, darem espaço para que as crianças brinquem de ciranda, e
ainda que através das extraordinárias cantigas de roda tenham momentos de
leitura e escrita onde possam ler, escrever, interagir, pensar, criar, analisar
e expressar seus conhecimentos, construindo habilidades para se tornar leitores
e escritores competentes, exercendo seu direito de cidadãos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
PRÁTICA DE
LEITURA:
·
Fazer a leitura de
pesquisas (Cantigas de Roda do tempo da sua mãe);
·
Conhecer as
características de uma cantiga de roda tais como: estrofe, quantidade, se
existe rima ou não;
·
Compartilhar
leitura de textos informativos sobre cirandas;
·
Ler para
relacionar informações, fazendo comentário de aspectos relevantes do texto;
·
Ampliar o
conhecimento em relação às cantigas de roda, e a relação das pessoas com as
mesmas. (Quem já brincou? Por que não brinca mais? O que sentia?
·
Refletir sobre o
nome da cantiga de roda.
PRÁTICA DE ESCRITA:
- Produzir bons
textos oralmente e escrito (O
Professor como escriba).
- Utilizar e
criar letras de canções (O
Professor como escriba).
- Utilizar
procedimentos de revisão com ajuda. Como reler, verificar coerência com o
que foi escrito, planejar a escrita do que ainda falta escrever;
- Participar de
situações de escrita coletiva de textos informativos, opinando,
acrescentando, revisando etc.;
- Construir
procedimento de estudante tendo em vista os propostos de ler para
aprender.
PRÁTICAS DA
LINGUAGEM ORAL:
- Cantar e
brincar;
- Expor seu
conhecimento em relação ao tema;
- Interagir com
os outros sobre o que aprendeu;
- Discutir
sobre a importância das cantigas de roda na sociedade e na vida das
pessoas;
- Construir
objetos sonoros;
- Articular
como elementos da linguagem musical: brincadeiras, jogos e danças;
- Interpretar
as cantigas de rodas já existentes.
INTERVENÇÃO
I
Objetivos:
- Expor seu
conhecimento em relação tema;
- Conhecer o
projeto a ser trabalhado;
- Definir o
empreendimento.
O.D.1
RODA:
- Levar os alunos para o pátio da escola para cantar e brincar com cantigas de
roda.
- Propor que algumas crianças falem
sobre as cantigas que mais gostam.
O. D.2
- Apresentar o
projeto e explicar como será o seu desenvolvimento.
O. D. 3
Pedir que
pensem no empreendimento apresentando sugestões como:
- Mural com
todos os trabalhos;
- Livro com
Cantigas de Roda;
- Exposição de
objetos sonoros;
- Apresentação de
cartazes onde serão registradas as aulas do projeto.
O.D.4
-Escolher o empreendimento (Livrinho de cantigas)
INTERVENÇÃO
II
Objetivos:
- Envolver-se
na prática da leitura e da escrita;
- Perceber a
importância da leitura na busca de informações;
- Expressar-se
através da arte suas preferências entre as cantigas de roda;
- Valorizar os
desenhos expostos no mural.
O.D 1
-Propor que falem os nomes das cantigas de roda enquanto a
professora fará o papel de escriba, registrando em fichas.
O.D 2
-Distribuir fichas com nome de cantigas para que leiam e
pintem, e em seguida expor no quadro em forma de lista.
O.D 3
-Sugerir que escolham as cantigas de roda que mais gostam
para representar através de desenhos.
O.D. 4
- Roda de apreciação dos desenhos e leitura de textos
informativos sobre cantigas de roda.
O.D. 5
-Pesquisar com os pais cantigas de roda do seu tempo.
INTERVENÇÃO
III
Objetivos:
- Ampliar o
repertório em relação às características das cantigas de roda e de outras
músicas;
- Utilizar
estratégias de leitura para buscar informações sobre as cantigas.
O.D.1
- Apresentar texto informativo sobre Cantigas de Roda no
cartaz.
-Fazer leitura coletiva comentando sobre as informações do
texto.
O.D.2
- Levar para sala cantigas de roda, fazer leitura das mesmas,
comparando-as oralmente sobre as suas características (versos, estrofes e
rimas).
O.D. 3
-Classificar as cantigas de roda no quadro comparativo em
cantigas populares e cantigas de ninar.
INTERVENÇÃO
IV
Objetivos:
- Envolver-se
no canto e no movimento que cada ciranda proporciona.
O.D. 1
- Expor cartaz com cirandas diferentes (ver quadro
comparativo). Ouvir, aprender a canção e brincar de roda.
Obs: Será escolhido um tipo de música por vez.
INTERVENÇÃO V
Objetivos:
- Selecionar
canções que irão fazer parte do livro;
- Representar
as canções através de desenhos;
- Exercitar a
prática da escrita.
O.D. 1
- Ler de forma coletiva os títulos das cantigas de roda
trabalhadas, que estarão registradas no mural;
- Selecionar algumas cantigas para o livrinho.
O.D. 2
- Dividir a turma em grupos;
- Propor que cada grupo faça desenhos representando as
cirandas.
O.D.3
- Escrever as canções.
Obs: escrita feita pelo aluno.
INTERVENÇÃO VI
Objetivos:
- Observar
livros para servir de modelo;
- Elaborar o
livro.
O.D.1
- Em círculo, a Professora apresentará diversos livros, fará
observações das capas, leitura de algumas apresentações e índices.
O.D.2
- Relembrar o empreendimento e produzir coletivamente a
apresentação do livrinho.
O.D. 3
- Elaborar o índice com todos os itens que farão parte do
livro (apresentação, índice dos textos produzidos pelos alunos, desenhos e
outros...).
O.D. 4
- Propor que todos façam um desenho pensando na capa do
livro. Fazer apreciação e selecionar com os alunos o que mais gostaram para a
capa.
O.D. 5
- Elaboração do
livro.
INTERVENÇÃO
VII
Objetivo:
- Produzir
convite para exposição dos livros.
O.D.1
- Levar para sala modelo de convite;
- Pedir que observem;
- Produzir coletivamente o texto para o convite;
- Ler;
- A professora passará o texto para a matriz;
- Distribuir o mesmo para que as crianças ilustrem;
- Distribuir para os pais e comunidade.
INTERVENÇÃO
VIII
Exposição dos
Livros.
Apreciação.
RODA DE
AVALIAÇÃO: Falando e
Escutando.
Objetivos:
- Expressar
conhecimentos construídos;
- Avaliar o
percurso dos trabalhos durante o desenvolvimento do projeto;
O.D.1
Em roda, desencadear animada conversa com
questões como:
-Qual foi a
importância das regras que vocês construíram para este projeto?
-Houve algum
momento, durante o projeto em que vocês sentiram dificuldade? Quando?
-Que momento do
projeto foi mais gostoso para vocês? Por quê?
ELABORADO POR: EDRIANA ARAGÃO, ELIANA ARAGÃO, IVNA GOMES, JOÃO MARTINS, JOSEANE LOPES BRANDÃO, LUCIENE DE OLIVEIRA E MARIA TELES.
Olá meninas, gostei do blog de vocês, mas por favor corrijam a palavra ALICERCE, que não se escreve com ç. Abraços.
ResponderExcluirAdorei muito bom esse trabalho!!
ResponderExcluirParabéns, muito bom esse projeto que valoriza a nossa cultura, e está bem elaborado. Obrigada por compartilhar e permitir que possamos enriquecer nosso trabalho em sala de aula
ResponderExcluirBom dia. Parabéns. Excelente trabalho. Uma sugestão: experimentem fazer a leitura com a imagem dos ursos. Qual a vossa opinião? Conseguem concentrar-se? Um abraço e boa sorte.
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES, QUERO EM BREVE APLICAR UM PROJETO NA ESCOLA QUE IREI OBSERVAR PARA COLETAR INFORMAÇÕES PRECISAS PARA ELABORAÇÃO DO MEU TCC... CONFESSO, ESTOU ANSIOSA. BEIJOS!!!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirParabéns pelo projeto. Muito lindo.
ResponderExcluir